4 lições que as empresas podem tirar em um cenário de crise

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O ano de 2021 também entra para a história como um dos anos mais complexos de todos os tempos. O principal motivo, todos já sabemos: o advento do novo Coronavírus. É fato que esse nefasto microrganismo tem dizimado a família de milhões de pessoas e deixado outras tantas com algumas sequelas permanentes.

No entanto, outra tragédia consequente desse agente infeccioso é a quebra e bancarrota de diversas empresas pelo Brasil e pelo mundo. Desse modo, mais do que nunca, é preciso estar preparado para enfrentar esses tempos difíceis com altivez e retirar o maior aprendizado possível dessa situação.

É por esse motivo que preparamos o artigo de hoje, que visa auxiliar aqueles que estão a ponto de desistir dos seus negócios. Sendo assim, fique com a gente e confira as 4 lições que as empresas podem tirar em um cenário de crise. Acompanhe!

1. Uma empresa de sucesso é uma empresa preparada

O que isso significa? Que temos que sempre pensar no pior? Exatamente! Porém, não de um jeito pessimista, mas sim de um jeito estrategista. Isso quer dizer que, mesmo em situações de conforto, é preciso pensar que uma crise não anuncia a sua chegada, muito menos a sua partida.

Portanto, uma reserva financeira ou até mesmo planos de contingência podem ser a chave para uma boa navegabilidade, em tempos de tempestade. Assim, quando o vendaval passar, é possível sair mais forte e mais estruturado da crise.

2. A reinvenção sempre é possível

Outra lição valiosíssima que uma temporada de crise pode proporcionar é o autoconhecimento. Com isso, nós conseguimos determinar nossos limites, que até então eram subestimados.

Talvez pela comodidade ou pelo conforto que uma situação de estabilidade pode aparentar, deixamos sempre de lado os processos criativos e inovadores.

Pois bem, nada melhor do que um desafio para aflorar a nossa capacidade de reinventarmos e até mesmo de inventarmos, traçando metas e objetivos novos que sempre estiveram no nosso inconsciente, mas que por força maior, não colocávamos em prática.

3. Novos olhares para cargos de chefia

Uma empresa não se faz só de sócios e acionistas, é preciso uma equipe muito consciente e que se sinta parte do todo que é a família empresarial. Portanto, nesse momento de instabilidade internacional, um bom chefe se torna um bom líder e transmite confiança e segurança para seus colaboradores.

Gestos como esse são muito mais significativos do que imagina o senso comum. Quando uma equipe está segura, todo trabalho é feito com cuidado e dedicação, o que significa mais força para enfrentar a crise.

Por outro lado, quando não se passa confiança para a equipe, é bem provável que os profissionais não se dediquem o suficiente para salvar a estrutura empresarial.

4. Não esqueça do consumidor

Afinal, é com e para ele que você ergue o seu empreendimento. Assim, faça contatos diretos com eles, indique promoções, descontos, parcerias. Uma empresa que tem um contato fraterno com o seu público alvo tem grandes chances de ser amparada por ele em momentos como esse.

É essa fidelidade que servirá de base para o enfrentamento da tormenta e, consequentemente, para a reestruturação pós-pandemia.

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