Como clima e cultura organizacional impactam nos seus negócios?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Em uma empresa, nada deve ser aleatório. Isso significa que todas as atividades que ela realiza precisam seguir alguma lógica interna e buscar propósitos previamente definidos. Espera-se que todo esse conjunto de ações e objetivos conste no planejamento estratégico do negócio.

Os colaboradores, por sua vez, são os responsáveis por fazer as engrenagens do negócio girarem em um ritmo harmônico. Existem, entretanto, dois elementos fundamentais para que o processo seja bem-sucedido: clima e cultura organizacional.

Quer entender melhor do que se trata e como o clima e a cultura organizacional interferem nos resultados da sua empresa? Continua com a gente nas próximas linhas!

Por que se preocupar com clima e cultura organizacional?

O sonho de todo gestor é ter uma equipe não só dedicada, mas perfeitamente alinhada aos valores e normas da empresa. É justamente a união desses elementos que constituem a chamada cultura organizacional.

Quanto maior o nível de identificação do colaborador com a cultura organizacional, maior tende a ser a sua produtividade e, consequentemente, de todas as pessoas ao redor. O mesmo se aplica ao desempenho, é claro. Por sinal, isso ajuda a explicar a necessidade de ser bem criterioso na hora de selecionar os candidatos a uma das vagas da empresa.

Já o clima organizacional representa a qualidade dos ambientes de trabalho. A medição é feita por meio das pesquisas de clima, que refletem o modo como os colaboradores “enxergam” as alas internas da empresa — principalmente os locais onde passam a maior parte do tempo.

O clima é algo tão determinante para o sucesso de uma empresa que pode gerar uma reação em cadeia. Você já entrou em alguma loja e sentiu uma atmosfera desagradável? Essas situações servem para ilustrar um clima organizacional negativo. Imagine, agora, como devem se sentir os funcionários que precisam permanecer no local durante várias horas.

É importante dizer que o clima da empresa compreende diferentes pontos, como a comunicação das equipes e a forma como são geridas pelos líderes. Uma cultura organizacional inflexível somada a um clima desconfortável mina a motivação de qualquer pessoa.

Como isso é prejudicial para todos os envolvidos, é primordial tomar medidas que proporcionem um clima e cultura organizacional satisfatórios. Mostramos algumas a seguir.

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer

O mais importante a ser feito é, sem dúvida, dar mais atenção às pessoas mais valiosas do negócio: os funcionários. Até soa como um clichê, mas a relevância concedida aos profissionais nunca é algo ultrapassado. Mesmo diante da necessidade de introduzir tecnologias na empresa, as pessoas continuarão sendo fundamentais. Além disso, não há meio melhor de descobrir o que está errado do que perguntar.

O procedimento é realizado via pesquisas de clima organizacional. Com um formulário cuidadosamente elaborado, os colaboradores fornecerão muitas dicas sobre como melhorar o ambiente. Lembre-se que muitos talentos simplesmente trocam de empresa por se sentirem desmotivados na anterior. Propiciar um clima adequado é uma atitude prioritária, que possibilita conservar os melhores profissionais ao seu lado.

Reavaliar as normas e condutas constantemente

Simultaneamente, é aconselhável rever as normas e condutas da empresa de tempos em tempos. Se o mundo muda e as pessoas o acompanham, não há por que sua empresa ficar obsoleta. Isso não quer dizer, no entanto, que se deva ignorar as próprias raízes e valores.

Na verdade, a dica consiste em alternar certos padrões de acordo com as especificidades, foco e necessidades das equipes. De acordo com o departamento em questão, é possível efetuar pequenas alterações ou adaptações. O importante é facilitar a busca das metas e objetivos da empresa. Portanto, as modificações precisam ser monitoradas com frequência, para conferir se estão surtindo o efeito desejado.

Como se vê, o clima e cultura organizacional são extremamente importantes para que um negócio conquiste clientes e profissionais. Com pesos diferentes, todos os aspectos são relevantes para alcançar um crescimento sustável.

Gostou do conteúdo e quer continuar se atualizando sobre as tendências da gestão empresarial de excelência? Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.