Como equilibrar sua vida profissional e sua vida pessoal em passos simples

Como equilibrar sua vida profissional e pessoal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Este artigo está conectado a um dos episódios do meu podcast chamado Conselho de Gigantes, e ambos fazem parte de uma estratégia de compartilhamento de conteúdo que tem como principal objetivo de proporcionar conhecimento, solução de problemas e questões práticas do dia a dia de empresários e empresárias de pequenas e médias empresas. 

Você pode ouvir este podcast pelo Spotify clicando aqui, ou pode ler o artigo completo logo abaixo – escolha o que for de sua preferência! 

Como equilibrar vida profissional e pessoal?

Por: Gustavo Succi

A vida imita a arte. Você já ouviu essa frase antes… 

Calma, não vamos falar de arte hoje, mas sim de um tema já recorrente em filmes, séries, reality shows e documentários, e claro, em grande parte das minhas mentorias: a história do empresário que trabalhava demais e perdia tudo que acontecia em sua família, com seus filhos e amigos.

Só de falar isso, você já consegue imaginar aquela cena clássica de um homem ou uma mulher chegando do trabalho tarde da noite, indo até a cama de seus filhos e vendo-os dormindo, seus cônjuges tristes pela ausência, apresentações de escola perdidas, saúde indo pelo ralo, noites em claro… 

A vida imita a arte? Nesse caso, acho que a arte imitou a vida porque isso é realidade para muitos empresários(as). Equilibrar a vida profissional e a vida pessoal é um dos grandes sonhos e desafios desses homens e mulheres que batalharam tanto para construir seus negócios, e tenho visto isso cada vez mais em bate-papos, encontros e aconselhamentos que realizo Brasil afora.

Vejo que muitas crenças culturais estão enraizadas por trás desses pensamentos, e também muitos conceitos individuais como o fato de que nós precisamos do resultado da vida profissional para viver. 

Mas eu tenho uma notícia: se você é capaz de fazer seu negócio girar e ter sucesso, você também é capaz de fazer o mesmo com sua vida pessoal. E neste artigo, vou te dar algumas dicas de como fazer isso. São dicas reais que eu aplico na minha própria vida, as quais meus mentorados já aplicaram e hoje não vivem sem.

Uma premissa importante

Algo que você deve ter em mente ao pensar no equilíbrio entre em sua vida profissional e pessoal é que para ser um empresário(a) melhor, você precisa ser uma pessoa melhor. Um não existe sem o outro. 

E isso, você só consegue alcançar quando equilibra todas as esferas da sua vida. 

Sim, são muitos pratinhos girando ao mesmo tempo e você é o equilibrista – mas já temos provas suficientes da capacidade que você tem, portanto, é hora de dar foco ao que importa. 

Contexto

Existem duas condições que nós, empresários, temos que conviver individualmente. Uma é um medo e a segunda é um vício – mas calma, não é um vício ruim… eu explico. 

O medo que todos nós carregamos dentro de nosso ser é o medo de falhar, medo de dar um passo para trás, medo de perder tudo que conquistamos a tanto suor e empenho. 

Nos Conselhos de Administração dos quais eu faço parte, já ouvi muitas empresários e empresárias dizendo sentir medo de voltar a não ter dinheiro, de voltar às condições financeiras que tinham antes de ter sucesso com seu negócio. 

E esse medo vem acompanhado de um vício muito comum entre nós, e que – neste caso não causa nenhum dano, mas sim é o maior responsável por sermos quem somos.

Estou falando do maravilhoso vício de empreender. 

Nós amamos empreender, e o fazemos muito bem – e isso acaba sendo algo que buscamos fazer sempre que podemos justamente para ter mais sucesso, subir mais degraus e conquistar nossos sonhos, sejam quais forem. 

Isso é maravilhoso, sem sombra de dúvidas! É o que faz nossa engrenagem continuar girando. 

Entretanto, há de se tomar um certo cuidado ao entrar muito profundamente nesse ciclo tão recompensador e agradável, pois como bem sabemos, tudo que é demais pode nos prejudicar de alguma maneira.

É necessário encarar essas duas condições antes de dar os primeiros passos rumo ao equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. 

Esse medo, muitas vezes, é irreal e isso faz com que tomemos atitudes também irreais e fazendo nosso “bichinho” de empreendedor acabar se alimentando das coisas erradas. Vou dar um exemplo… 

Caso clássico

Chegou até mim recentemente uma situação como essas que eu mencionei. Este caso é real e foi apresentado durante uma das reuniões do Conselho Mudando o Jogo, neste caso especificamente para a empresa desta pessoa.

Um homem de sucesso tinha algumas empresas e todas estavam operando muito bem. Na ocasião do aconselhamento, estávamos falando de apenas uma das operações.

Esse empresário trouxe para o Conselho de Administração da empresa em questão, do qual eu faço parte, a possibilidade de expandir seus negócios, com outros empreendimentos. 

Ele estava enxergando novos horizontes justamente para subir mais degraus e ser mais bem-sucedido. Nada de estranho nisso, certo? Errado.

O que eu ainda não te falei é que esse homem trouxe como último dos seus questionamentos e análises a necessidade urgente de equilibrar vida pessoal e profissional

Ele não estava encontrando espaço para si mesmo e sua família dentro de seus compromissos profissionais. E isso não é de se espantar, considerando que ele já tinha algumas empresas e estava procurando investir em novos negócios. 

Mas se pararmos para analisar, ele estava buscando empreender mais – porém, não estava percebendo que poderia fazer isso nas suas próprias operações atuais. 

E aqui, me sinto confortável de citar uma frase que meu pai dizia para mim e meus 6 irmãos: nunca se mate pelo dinheiro que você não precisa. 

Este empresário poderia apenas olhar para os desafios de suas empresas atuais e fazê-las operarem melhor, com mais qualidade, em vez de encher seu cotidiano com novos compromissos, afazeres e reuniões. 

Ele não precisava de novos investimentos, ele precisava de tempo para si mesmo e sua família. 

Dicas práticas

Bem, já falamos sobre premissas, contextos e exemplos reais. Agora vamos para a prática – como encontrar o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal?

A primeira dica que eu e todos os empresários de quem eu sou mentor seguimos é: coloque sua vida pessoal na agenda.

Nós, empresários, funcionamos muito bem com agenda – então por que não utilizar essa ferramenta valiosa em nossa vida pessoal também? 

Que seja o horário de buscar os filhos na escola, de ir ao cinema com seu (sua) companheiro (a), de ir à academia… não importa.

Sempre que tiver um novo compromisso ou sempre que quiser incluir uma nova atividade pessoal em sua rotina, não se esqueça de incluí-los em sua agenda

A segunda dica é mais uma reflexão do que algo prático: pare e pense sobre o que te move verdadeiramente. 

O que desequilibra a vida profissional da vida pessoal é que somos críticos, eficientes e bem-sucedidos na vida profissional, mas não fazemos o mesmo na vida pessoal.

E como falei no início deste artigo – se você tem capacidade de ser bem-sucedido (a) na vida profissional, você tem capacidade de fazer na vida pessoal também.

Bora mudar o jogo! 

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.