Conheça os tipos de investidores e saiba qual é o ideal para a sua empresa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Muitas empresas entram no mercado já necessitando de ajuda financeira. É aí que entram os investidores que, divididos em muitas modalidades, dão um “up” na vida financeira desses novos negócios. Conheça, no artigo a seguir, quais são os principais tipos de investimentos e qual é o melhor para a sua empresa.

Tipos de investidores

O investidor anjo é a pessoa que realiza um investimento de risco e que não investe na empresa apenas capital financeiro. Essas pessoas são, geralmente, familiares ou conhecidos que se interessam por empreendedorismo e querem ajudar uma startup.

Outro tipo são as aceleradoras. Elas são semelhantes a fundos de investimento, mas focam em empresas no estágio inicial, também conhecida como etapa pré-semente. Em nosso país, as aceleradoras costumam investir entre R$20 mil e R$200 mil e o foco, geralmente, é no setor de tecnologia. As aceleradoras podem oferecer capacitações, fornecedores e infraestrutura, por exemplo.

Equity crowdfunding significa financiamento coletivo. Esse tipo de investimento capta recursos por meio da internet e, por isso, é de grande alcance. Porém, diferentemente do crowdfunding normal, no qual os investidores recebem brindes como recompensa pelo apoio, os investidores do equity crowdfunding recebem ações ou um título de dívida da empresa apoiada.

O modelo private equity é privado, pensado para empresas que já estão estabelecidas. É um investimento de baixo risco, no qual a empresa recebe capital privado, como de um banco, por exemplo.

O venture capital é feito através de sociedade capital de risco (SCR), na qual o investimento não se resume só à injeção de dinheiro na empresa, mas também contribui para a tomada de decisões da companhia. Diferente do investidor anjo, o venture é focado em grandes empresas.

Os investidores também podem mudar a forma como desejam investir de acordo com o rumo que a sua empresa está traçando.

Como encontrar o melhor tipo de investimento?

Todo investimento tem vantagens e desvantagens. O importante é entender em qual estágio de desenvolvimento está a sua empresa e, então, escolher o tipo de investidor que você quer atrair.

Antes de começar a procurar investidores, faça esses exercícios: construa um Minimum Viable Product (MVP). Essa é a forma de validar a sua ideia de produto. Reúna dados e o feedback de seus clientes e utilize-os a seu favor para valorizar sua empresa.

Defina um mercado para o seu produto e saiba explicar por que as pessoas precisam dele. Utilize o feedback de seus clientes existentes, também, para entender que mercado é esse. É o que você imaginava quando teve a ideia de iniciar uma empresa? O que mudou?

Monte um “plano b” para saber como você sobreviveria com a menor quantidade de dinheiro possível. Isso fará você entender o que acontecerá com a empresa se um investidor desistir ou se algo der errado. Tenha isso em mente no momento de se apresentar para novos investidores.

Depois de obter esses dados e entender melhor o rumo da sua empresa, analise a quantia de dinheiro necessária para, então, compreender que tipo de investidor será o mais benéfico para a sua empresa.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.