Cultura Organizacional: por que é importante investir?

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A importância da cultura organizacional está diretamente ligada ao desempenho da equipe e a produtividade da empresa, uma vez que ela é responsável por estabelecer valores morais e éticos que norteiam a conduta de seus colaboradores.

Por isso, tanto se fala sobre a necessidade de implementar uma cultura interna sólida que de fato reflita a essência da empresa, instaurando um bom clima organizacional e uma imagem consolidada. Além disso, potencializa o engajamento e a atuação do time e contribui para a retenção de talentos, o que representa um forte diferencial competitivo.

Então, confira neste artigo as principais etapas de implementação da cultura organizacional nas empresas.

Reunião inicial

Com o objetivo de se chegar a um diagnóstico da situação em que a empresa se encontra, é imprescindível reunir as lideranças numa etapa inicial.

Assim, todos os aspectos institucionais entram em pauta, desde as políticas internas, plano de cargos e salários, benefícios, projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, práticas de gestão, planejamento estratégico, até os quesitos de clima organizacional, missão, visão e valores. E, dependendo dos propósitos, pode-se fazer esse levantamento com todos os funcionários, por meio do setor de comunicação da empresa.

O importante nessa reunião é colher informações e opiniões com líderes e gestores acerca dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento institucional e, assim, alinhar os princípios e procedimentos essenciais para a formação da cultura organizacional.

Revisar a missão, visão e valores

Esses são os pilares que sustentarão a cultura organizacional da empresa e que são essenciais para determinar a estratégia, enquanto um ponto de partida fundamental para o sucesso do negócio.

De forma geral, a Missão consiste na razão da empresa existir, o que considera a sua atividade central, segmento de mercado e público impactado. Basicamente, se trata do que a empresa faz.

A Visão prevê os objetivos a médio ou longo prazo, compreendendo aonde a empresa quer chegar, qual a posição de mercado ela quer ocupar, dentre outros propósitos.

E, por fim, os Valores, que tratam dos padrões comportamentais, crenças, normas éticas e morais, enquanto procedimentos básicos nos relacionamentos institucionais, inclusive fornecedores, parceiros e clientes.

Faça um documento sobre a Cultura Organizacional

Uma vez que foram levantados os dados necessários para a tomada de decisões e definidas as diretrizes relativas à cultura organizacional, incluindo missão, visão e valores tratados anteriormente, é fundamental que se tenha tudo registrado e, posteriormente, documentado.

Assim, a partir do momento em que a empresa decidir disseminar integralmente as decisões e pontos relativos à cultura organizacional, os funcionários poderão acessar o documento oficial que geralmente é propagado pelo departamento de comunicação interna ou RH.

Alinhamento com a equipe

Desde o início da jornada do colaborador na empresa, as normas determinadas na cultura organizacional devem ser do conhecimento de cada membro da equipe e, sempre que possível, assegurar que sejam trabalhadas no ambiente corporativo.

Da mesma forma, é importante realizar periodicamente um alinhamento das diretrizes com os funcionários, seja para reforçar os padrões já estabelecidos ou atualizá-los quanto a mudanças ou novas orientações.

Nesse contexto, a cultura e a comunicação andam juntas e, quando atuam com clareza e credibilidade, são a melhor forma de engajar o público interno em favor dos objetivos em comum e, consequentemente, fazer com que a companhia consiga alcançar os seus ideais.

Aproveite e acesse o nosso artigo com 4 dicas de gestão de equipes para seu negócio decolar!

Cultura organizacional na rotina corporativa

Em especial, líderes e gestores da empresa devem servir de exemplo para a equipe, inclusive no que concerne a princípios éticos e morais, por meio das práticas diárias, comportamentos e decisões que corroborem esses valores e normas.

Sem dúvida, envolver a liderança de cada setor da empresa é primordial para esse processo de multiplicação da cultura organizacional e garantir que ela não esteja apenas no papel.

Para que isso aconteça de forma efetiva, vale ressaltar a importância de uma comunicação clara e acessível, a fim de evitar que a cultura se perca na empresa. Afinal, não basta ter todas as normas bem documentadas se os colaboradores não compreendem a mensagem ou se ela não chega a todo o staff.

Analisando os resultados

Além da própria vivência e observação diária no ambiente corporativo, uma das formas mais eficientes de medir o nível de cultura organizacional ou o quanto essas orientações e valores são colocados em prática no dia a dia é por meio do tradicional feedback.

Essa prática de obter retornos de toda a equipe sobre alguns pontos chave tem o poder de auxiliar os gestores na identificação de forças e fraquezas internas em diversos aspectos, como metodologia de trabalho, adoção de recursos e inovações tecnológicas, relações interpessoais, percepções do público externo, estratégias de mercado, etc.

Da mesma maneira, um método bastante comum de avaliação é por meio de questionários, com os quais é possível verificar o nível de satisfação dos colaboradores sobre particularidades ou mesmo com a companhia de forma geral.

O mesmo pode ser feito para avaliar gestores, subordinados e parceiros de equipe, com a Avaliação 360°. Essa técnica pode ser utilizada para medir a cultura organizacional no âmbito da colaboração no trabalho, por exemplo, em que se pode verificar o nível de engajamento e motivação dos funcionários em tarefas e projetos, sem a imposição constante da chefia.

Existem outros indicadores que a empresa pode utilizar para mensurar a dimensão da cultura organizacional na prática, como os índices de reclamações, ações trabalhistas, turnover, absenteísmo e produtividade.

Por que investir na cultura organizacional?

A maior vantagem de estabelecer uma cultura sólida na empresa é propiciar um ambiente favorável ao crescimento dos resultados e, consequentemente, ao desenvolvimento da companhia.

Ademais, ela tem o poder de transformar o clima organizacional, favorecendo os processos de atração e retenção de talentos, além de formar equipes compatíveis aos objetivos institucionais, com colaboradores que compartilham dos mesmos valores e expectativas. Portanto, uma cultura organizacional bem consolidada representa um diferencial competitivo e colabora com o amadurecimento da empresa.

Precisa de orientações para definir uma cultura interna na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como o Conselho Mudando o Jogo pode ajudar o seu negócio.

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