Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), os empreendedores ganharam instabilidade em seus negócios, através do impacto econômico pela crise.
Desde o começo do surto, pequenas e médias empresas começaram a sentir as dificuldades, através do aumento do dólar e a rotina de seus negócios, principalmente organizações que lidam diretamente com suprimentos importados ou exportação.
Quer saber como contornar a crise e salvar o caixa do seu negócio durante pandemia? Então, leia o post até o final e fique por dentro de tudo.
Impacto que o coronavírus causa no empreendedorismo
De acordo com dados divulgados pela FGV IBRE, o cenário analisado para os próximos meses causa extrema preocupação para empreendedores e consumidores. O impacto econômico no mercado mundial já tem anunciado que os efeitos sociais e o bem-estar da população serão grandes.
Dessa forma, a incerteza da velocidade do vírus e a falta de uma vacina agravam ainda mais a situação, fazendo com que diversas empresas desliguem funcionários e consumidores limitem os tipos de compras, adquirindo apenas o necessário.
Para tentar controlar o capital de giro, diversas organizações:
– Buscam negociar dívidas com parceiros e fornecedores para diminuir valores;
– Realizam concessão de crédito em instituições financeiras para arcar com futuras dívidas e dos salários de seus funcionários;
– Realizam a suspensão de contrato de trabalho.
4 conselhos anticrise para o empreendedorismo
A seguir, daremos algumas dicas importantes para tornar a sua empresa mais segura durante o período da pandemia. Veja, a seguir:
1. Desenvolva soluções para riscos
Com um surto como este, as empresas precisam cooperar com seus clientes para entender melhor as mudanças do mercado. Além disso, analisar contratos ou negociar dívidas com fornecedores é de suma importância para diminuir os gastos com o capital de giro da empresa.
2. Planeje o seu fluxo de caixa
É importante que o empreendedor fique atento ao seu fluxo de caixa, fazendo com que recebimentos e cronograma de pagamentos fiquem ajustados.
Dessa forma, será possível garantir os recursos para oferecer aos fornecedores e planos de trabalho aos colaboradores.
3. Desenvolva uma gestão de segurança e confidencialidade de informações
Além de ser importante buscar métodos para gerir melhor os dados internos, como informações dos trabalhadores, terceirizados, fornecedores e parceiros, também é importante assegurar a estabilidade da tecnologia, garantindo suporte e manutenção de computadores e outras máquinas que são utilizadas no trabalho.
Assim, os trabalhadores poderão continuar a exercer suas atividades de forma remota e segura.
4. Invista no bem estar de seus funcionários
De acordo com uma pesquisa feita dos recursos humanos da Deloitte, 82% dos negócios acreditam que condições de trabalho mais flexíveis são importantes para os profissionais.
Dessa forma, seria interessante ao empreendedor estimular férias no período de pandemia, obter formas de se trabalhar em home office, garantir suporte tecnológico em todo o horário de expediente e prover ações de segurança do trabalho.
Conclusão
Conforme visto acima, verificamos a importância de formular estratégias para que a empresa que esteja mais instável nesse momento difícil antecipe-se de riscos. Observar sempre o fluxo de caixa da empresa é de suma importância para evitar possíveis problemas financeiros.
Agora que você entende os impactos da pandemia no empreendedorismo e já sabe as dicas para aplicar na sua empresa nesse período de crise, te convidamos a participar do nosso Workshop Anticrise, 100% Online e Gratuito.