Fusões e aquisições: quais são os desafios do M&A?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

É comum que a mídia acompanhe casos de M&A — fusões e aquisições em português — envolvendo gigantes de diversos segmentos, mas se engana quem não acredita que estas operações podem beneficiar empresas de todos os portes.

Diversas possibilidades levam empresas a unirem as forças e podem tanto continuar trabalhando paralelamente como até mesmo fechar um das operações. Em todos os casos é importante que os dois lados se preparem e analisem o negócio de forma profissional e objetiva. Só assim será possível concluir a transação de forma satisfatória para todos os envolvidos.

Se você quer saber mais sobre como superar os desafios para um M&A de sucesso, veja abaixo os principais pontos de atenção para o negócio!

Preparar as finanças

É necessário que a empresa tenha as Finanças em ordem para sequer pensar em uma operação M&A. A empresa deve se organizar para quitar compromissos em atraso, regularizar pendências e ter um panorama claro de toda a vida financeira do negócio. Os relatórios financeiros deverão ser apresentados aos interessados no M&A.

Mesmo que não seja possível regularizar todas as dívidas, deve existir clareza sobre qual é a composição das pendências e as possibilidades de negociação. Deve ficar muito claro para os interessados como os números reais da empresa entram no planejamento estratégico da operação.

Além disso, dependendo do modelo da operação, a carga tributária envolvida impactará o retorno financeiro esperado; por isso é essencial que o planejamento dos tributos envolvidos esteja claro, de antemão.

A gestão financeira do negócio durante os preparativos para o M&A e a operação não pode ser negligenciada. Por isso, é fundamental organizar a administração das finanças, que deve ser conduzida corretamente até a conclusão do processo.

Como a precisão do processo de valuation depende da exatidão dos números apresentados, a falta de organização do departamento financeiro da empresa pode ter impacto direto nos preços envolvidos na operação. Além disso, quanto mais desorganizada, endividada e desprovida de planejamento, menor o seu valor na visão da interessada na aquisição ou na fusão.

Organizar a empresa

Para atrair as melhores propostas, é essencial estar preparado para passar por análises minuciosas. Durante a estruturação de um M&A, empresas envolvidas passam por due diligence, um processo que é feito para verificar documentos, méritos de investimento e os riscos da operação. 

Qualquer adquirente ou parceiro sério exigirá a realização de due diligence prévio ao fechamento do negócio, e para não perder boas oportunidades, é crucial se preparar. Os critérios de análise de riscos operacionais, financeiros e jurídicos são amplamente conhecidos no mercado, e por isso mesmo a empresa consegue se preparar antes de buscar oportunidades de M&A.

Para aproveitar melhor as ofertas de M&A, a empresa deve organizar toda a documentação existente, regularizando pendências como:

  • arquivos desorganizados;
  • contratos sem assinatura de todas as partes;
  • documentação societária pendente de arquivamento e atualização;
  • documentação trabalhista desorganizada ou sem atualização;
  • escrituração fiscal incompleta ou desatualizada.

A falta de regularidade documental da empresa demonstra falta de profissionalismo. Como sabemos, ninguém assume o risco de negociar com uma parte pouco profissional sem colocar as irregularidades na conta. É muito melhor se organizar e prevenir a inibição de fechamentos, adiamentos ou a obtenção de propostas com baixo retorno financeiro.

Esclarecer os objetivos

O empresário que se interessa em buscar um M&A está em um momento de transição. Esta pode ter as mais diversas motivações, como:

  • trazer sócios mais experientes ou com habilidades importantes para o negócio;
  • vender o negócio para outra empresa;
  • consolidar a empresa no mercado, unindo esforços com empresas do mesmo setor ou com atuação complementar;
  • ampliar a atuação da empresa, obtendo a expertise de outro setor ao se juntar com uma estrutura que já atua na nova área ou localidade;
  • obter recursos para investimentos;
  • reduzir custos e otimizar operação.

Dependendo do objetivo da empresa, os possíveis parceiros ou adquirentes mudam completamente. O formato do negócio, perspectivas e condições contratuais também. 

Assim, é importante que a empresa defina o que pretende, qual é a operação ideal, quem são os alvos das negociações e qual é o parâmetro para se considerar que a operação é um sucesso. Cada operação de M&A é única, devendo sempre ser alinhada às particularidades dos negociantes.

Delimitar a atuação dos sócios

O M&A, conforme já esclarecemos, pode ter vários formatos e objetivos. Nos casos em que se pretende continuar na operação da empresa, é importante lembrar que estamos diante de um processo que incorpora novos sócios à rotina do negócio. Por isso, é fundamental estabelecer quais são os limites de atuação de cada um.

Novamente, o conhecimento dos objetivos da operação ajuda nessa tarefa. Se a empresa deseja sócios com mais desenvoltura na administração, tem que se preparar para aceitar as mudanças de cultura e procedimentos impostos pelos novos integrantes. Se o propósito é conseguir um investidor, deve ficar bem claro para os envolvidos qual é o grau de interferência de cada um no processo de decisão. 

Tudo deve ser pautado na máxima transparência. Quanto mais as partes conversam antes de fechar negócio, melhor. O alinhamento de expectativas evita conflitos e prejuízos que não devem ser ignorados quando falamos de fusões e aquisições.

Quem ainda enfrenta o medo do desconhecido em fusões e aquisições ganhará muito em buscar o aconselhamento de profissionais mais experientes. Um Conselho de Administração consultivo, composto por conselheiros experientes e com perfis diversificados, é um ótimo investimento.

O conselho precisa atuar de forma totalmente dedicada a esclarecer dúvidas e apontar oportunidades de negócios e formas de colocar em prática as prioridades da empresa. Esse é o trabalho do Conselho Mudando o Jogo, que guia os empresários para aprimorar a empresa em busca da operação ideal para o seu crescimento.

As fusões e aquisições são uma forma muito difundida no mercado de expandir uma empresa, agregar investidores ou até mesmo criar uma nova área de atuação. Para que a operação seja vitoriosa, no entanto, é importante não esquecer de colocar a casa em ordem e se preparar para atrair melhores oportunidades de negócios.

Quer se preparar melhor para os desafios de um M&A? Conheça o trabalho do Conselho Mudando o Jogo!

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.