Períodos de crise, como o que o Brasil e diversos países estão enfrentando com a pandemia do coronavírus, podem provocar prejuízos irreparáveis para as empresas que não possuem uma gestão empresarial adequada.
Diante disso, garantir o controle e organização dos negócios é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, nos momentos desafiadores que podem surgir a qualquer momento.
Mas como garantir essa gestão empresarial? Por que de fato é tão importante? Qual o papel dos gestores nos momentos críticos? Como implantar uma boa gestão? Estas e outras perguntas serão respondidas nos tópicos a seguir.
O que é crise?
Antes de mais nada, é importante entender o que é uma crise. Claro que os impactos provocados pela Covid-19 refletem uma grave crise, mas vale frisar que crises surgem a todo o momento, em diferentes graus, e as organizações precisam estar preparadas para lidar com elas.
Seja um período de escassez, uma falha que afetou a vida de um colaborador ou cliente, uma mudança radical e necessária, manifestações violentas, tudo isso pode ser considerado crise.
Portanto, diante de tantas possibilidades que podem surgir, é urgente que as empresas adotem práticas eficazes de gestão empresarial para evitar que situações como essas saiam do controle e afetem os negócios.
O que é gestão empresarial e por que é tão importante em tempos de crise?
Repetimos, ao longo do texto, a importância de uma boa gestão empresarial para que as empresas sobrevivam a períodos de crise, mas o que de fato é isso?
Gestão empresarial pode ser definida como uma estratégia de condução dos negócios, por meio de ações que englobam desde a organização dos processos à administração eficiente dos recursos e materiais, controle de finanças e tudo o mais que é necessário para garantir o funcionamento da empresa.
Nesse sentido, o gestor tem um papel fundamental, visto que é o responsável por liderar, coordenar e conduzir sua equipe, de modo a adotar as melhores estratégias para que a empresa alcance os seus resultados.
Sendo assim, o gestor precisa de conhecimentos teóricos e técnicos, além de inteligência emocional para, em períodos de crise, estar preparado para tomar as medidas necessárias, rever o planejamento e propor mudanças que garantam a sobrevivência da organização.
O que é necessário para uma boa gestão empresarial?
Em qualquer situação, mas principalmente nos momentos críticos, a empresa precisa ter alinhado os pilares essenciais para uma boa gestão empresarial:
- Planejamento;
- Definição de metas e objetivos;
- Organização das finanças e processos;
- Equipe qualificada e produtiva;
- Sistemas.
Tudo isso possibilitará que, nos momentos desafiadores, o gestor consiga:
– Analisar investimentos e aproveitar oportunidades;
– Avaliar os riscos;
– Dispensar gastos desnecessários;
– Apostar no Marketing;
– Motivar a equipe;
– Fortalecer a imagem da empresa, diante dos mais improváveis tipos de cenários.
Assim, é possível reduzir os impactos provocados por qualquer tipo de crise e se recuperar mais rapidamente, garantindo a manutenção dos negócios e a sobrevivência da empresa.
Quer saber mais sobre gestão empresarial em períodos de crise? Cadastre-se no nosso Workshop Anticrise e participe, ele será 100% online e gratuito.