Gestão empresarial em tempos de crise

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Períodos de crise, como o que o Brasil e diversos países estão enfrentando com a pandemia do coronavírus, podem provocar prejuízos irreparáveis para as empresas que não possuem uma gestão empresarial adequada.

Diante disso, garantir o controle e organização dos negócios é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, nos momentos desafiadores que podem surgir a qualquer momento.

Mas como garantir essa gestão empresarial? Por que de fato é tão importante? Qual o papel dos gestores nos momentos críticos? Como implantar uma boa gestão? Estas e outras perguntas serão respondidas nos tópicos a seguir.

O que é crise?

Antes de mais nada, é importante entender o que é uma crise. Claro que os impactos provocados pela Covid-19 refletem uma grave crise, mas vale frisar que crises surgem a todo o momento, em diferentes graus, e as organizações precisam estar preparadas para lidar com elas.

Seja um período de escassez, uma falha que afetou a vida de um colaborador ou cliente, uma mudança radical e necessária, manifestações violentas, tudo isso pode ser considerado crise.

Portanto, diante de tantas possibilidades que podem surgir, é urgente que as empresas adotem práticas eficazes de gestão empresarial para evitar que situações como essas saiam do controle e afetem os negócios.

O que é gestão empresarial e por que é tão importante em tempos de crise?

Repetimos, ao longo do texto, a importância de uma boa gestão empresarial para que as empresas sobrevivam a períodos de crise, mas o que de fato é isso?

Gestão empresarial pode ser definida como uma estratégia de condução dos negócios, por meio de ações que englobam desde a organização dos processos à administração eficiente dos recursos e materiais, controle de finanças e tudo o mais que é necessário para garantir o funcionamento da empresa.

Nesse sentido, o gestor tem um papel fundamental, visto que é o responsável por liderar, coordenar e conduzir sua equipe, de modo a adotar as melhores estratégias para que a empresa alcance os seus resultados.

Sendo assim, o gestor precisa de conhecimentos teóricos e técnicos, além de inteligência emocional para, em períodos de crise, estar preparado para tomar as medidas necessárias, rever o planejamento e propor mudanças que garantam a sobrevivência da organização.

O que é necessário para uma boa gestão empresarial?

Em qualquer situação, mas principalmente nos momentos críticos, a empresa precisa ter alinhado os pilares essenciais para uma boa gestão empresarial:

  • Planejamento;
  • Definição de metas e objetivos;
  • Organização das finanças e processos;
  • Equipe qualificada e produtiva;
  • Sistemas.

Tudo isso possibilitará que, nos momentos desafiadores, o gestor consiga:

– Analisar investimentos e aproveitar oportunidades;

– Avaliar os riscos;

– Dispensar gastos desnecessários;

– Apostar no Marketing;

– Motivar a equipe;

– Fortalecer a imagem da empresa, diante dos mais improváveis tipos de cenários.

Assim, é possível reduzir os impactos provocados por qualquer tipo de crise e se recuperar mais rapidamente, garantindo a manutenção dos negócios e a sobrevivência da empresa.

Quer saber mais sobre gestão empresarial em períodos de crise? Acesse o nosso site e entre contato conosco.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.