Inovação: a importância desse conceito para as empresas em tempo de crise

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A necessidade força as empresas a inovar. No entanto, esperar por uma crise não é uma estratégia de inovação sustentável e certamente ninguém quer uma crise por causa da inovação. A pandemia de Covid-19 proporciona um experimento natural que nos permite examinar as condições que levaram à inovação e observar e aprender como as organizações reagiram.

As circunstâncias são terríveis e a eficácia de muitas dessas inovações permanece desconhecida. Apesar disso, vale a pena observar o que está acontecendo e aprender com ele. As empresas devem tomar nota dessas lições e aplicá-las para permanecerem inovadoras.

Costumamos falar sobre o papel da inovação em uma era de constante e radical ruptura, conforme definido pela 4ª revolução industrial. Nesse novo ambiente, os líderes devem desempenhar um papel essencial para ajudar a organização a prosperar e impulsionar o crescimento.

Contudo, até mesmo onde há vencedores, também há perdedores. Então, o que acontece quando uma organização está passando por um momento de crise? Qual é o papel dos líderes em inovação e como seus programas podem gerar valor em um período em que uma organização está em perigo?

A realidade é que organizações estabelecidas e maduras estão cada vez mais enfrentando instabilidade à medida que novos concorrentes entram em seus mercados, a tecnologia impulsiona a concorrência e as necessidades dos clientes mudam. A inovação é de extrema importância para uma empresa se adaptar às necessidades e evitar grandes crises. Confira:

Fornece um contexto estratégico

Ao lidar com uma crise, não faltam apontamentos dos dedos e demandas imediatas que a liderança enfrenta. No entanto, quando apropriado, os profissionais de inovação devem usar isso como uma oportunidade para educar os líderes sobre as mudanças mais amplas nos negócios e na sociedade que possam ter contribuído para o cenário atual.

Por exemplo, uma crise de relações públicas provocada por um defeito no produto pode ser o resultado de uma mudança de poder para os consumidores (com base na expansão das tendências de mídia social) ou algo relacionado à mudança de canais de distribuição/desintermediação do cliente.

Esse esforço de definição de contexto não precisa se limitar à liderança. O processo educacional pode ser amplamente implementado para que toda a organização e até parceiros externos se atualizem com o ambiente em mudança que contribuiu para a atual situação de crise.

Obviamente, apenas educar um público mais amplo não é suficiente e precisa ser associado a ações que apontam para uma resolução sendo desenvolvida ao longo do tempo.

União em torno de um objetivo

Um dos principais desafios de liderança na vida organizacional cotidiana é inspirar engajamento e gerar energia em direção aos objetivos da organização. Durante uma crise, pode haver um aumento maciço de energia presente na força de trabalho.

Os líderes que podem concentrar adequadamente a energia de sua força de trabalho em um objetivo claro de resolver a crise geralmente encontrarão mais do que apenas uma fonte profunda de energia e esforço discricionário – eles frequentemente experimentam uma onda de novas ideias, conforme as pessoas se sentem compelidas a compartilhar as suas, que estavam guardadas.

Inovar é uma maneira de ver o sistema com um novo olhar

Os líderes geralmente utilizam os consultores para obter uma nova perspectiva externa de suas organizações, para encontrar oportunidades de inovar. Uma crise pode ter o mesmo efeito, destacando vulnerabilidades, áreas problemáticas grandes e pequenas, que estamos ignorando ou simplesmente desconhecemos.

Quando ocorre uma crise, somos forçados a confrontar a verdade sobre como nossos sistemas funcionam (ou não). Os lugares onde as coisas poderiam ser feitas melhor ou com mais eficiência tornam-se óbvios. De repente, as oportunidades de inovação estão nos encarando.

E também influenciam mudanças nas organizações

À medida que as organizações crescem, elas fortalecem suas estruturas para criar previsibilidade, eficiência e estabilidade. Crises mudam tudo isso. Por exemplo, a crise da pandemia de Covid-19 mudou a maneira como as cadeias de supermercados gerenciam o estoque, um processo que foi aprimorado ao longo de muitos anos para maximizar a lucratividade, transportando estoques menores e transformando esse estoque mais rapidamente.

Com o enorme aumento na demanda por produtos, os gerentes de compras ignoraram esses processos aprimorados em favor de atalhos que geram quantidades maiores de produtos com muito mais rapidez. A sobrecarga burocrática de revisão e aprovação para mudanças dramáticas desapareceu efetivamente, permitindo que novas ideias fossem aplicadas rapidamente para enfrentar o desafio.

Inovar é pensar livremente!

O que essas inovações terão em comum é que elas resolverão problemas, que estão sempre no coração da inovação. E eles também serão movidos pelo desejo intensamente humano de ajudar, de se conectar com outras pessoas e de fazer parte da solução quando as coisas ficarem difíceis.

Mas há muito mais na natureza generativa de uma crise que leva à inovação do que simplesmente uma oportunidade para resolver problemas. As crises nos apresentam condições únicas que permitem que os inovadores pensem e se movam mais livremente para criar mudanças rápidas e impactantes. Para os líderes de aprendizado, essas condições nos oferecem a oportunidade de fazer o melhor para ajudar e de nossas equipes fazerem o trabalho mais inovador a serviço de nossas organizações.

Precisa de ajuda?

A crise exige movimento e mudança – o ritmo da concepção, tomada de decisão e implementação aumenta drasticamente. Uma organização que normalmente fica presa no “intenso estudo do óbvio” agora deve se forçar a criar rapidamente experimentos, ver o que acontece e experimentar um pouco mais. Esse processo de experimentação permite a liberdade de testar diferentes pensamentos, falhar rapidamente, aprender e avançar – enfim, inovar.

Não há certeza sobre quando uma crise irá acabar, ou o quanto seremos impactados até seu fim, e após ele. Mas se a usarmos sabiamente como uma oportunidade para inovar, aprender e crescer, saberemos que, uma vez terminado, fizemos o nosso melhor e tentamos tirar proveito disso.

Nós fazemos conselho de administração compartilhado para empresas médias. Por isso, se você se encontra em crise e precisa de ajuda para saber como inovar, conte com a nossa equipe de especialistas. Estamos esperando você!

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.