A Pirâmide da Liderança Exponencial

Pirâmide de Liderança
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Antigamente, o foco das empresas estava apenas na produtividade, ou seja, em fazer mais com menos –algo que, reconheço, persiste nos dias de hoje em muitas companhias ainda não alinhadas com o futuro. Agora, está na criatividade, ou seja, achar soluções criativas para os problemas que a empresa tem.

O mesmo problema que você teve ontem você não resolve hoje da mesma maneira, pois na Era da Informação, os cenários mudam muito rapidamente. A resposta para os problemas está na criatividade. Sem ela, uma empresa da Nova Economia não sobrevive nos dias atuais. Uso muito a Pirâmide da Liderança Exponencial para trabalhar as equipes dentro das empresas. A pirâmide, que me foi apresentada por Roberto Tranjan, grande guru da Metanóia, mostra bem como a coisa funciona:

piramide proposito

Eu só tenho criatividade – que está no topo – se estou motivado. Um exemplo clássico são as pessoas que são presas, que inventam mil e uma maneiras para fugir da prisão.

Eles estão super motivados para alcançar a liberdade, aí a criatividade brota.

No ambiente empresarial (e também na vida em geral), você só se motiva com aquilo com o que se compromete.

A motivação é intrínseca. Não é extrínseca, ou seja, não há nada de fora que possa te motivar. Altos salários, bônus milionários, um excelente ambiente de trabalho
–tudo isso pode te inspirar, mas a motivação é uma decisão SUA.

Você só vai se motivar de verdade se você se compromete com alguma coisa.Quando você decide, internamente, que VAI FAZER. E você só se compromete de fato com as coisas das quais PARTICIPA. Só se for voz ativa no processo, se tiver influência nele. Se você participa, tem condições de se comprometer.

Se alguém simplesmente te manda fazer, você até faz, pois não quer perder o emprego, por exemplo, mas sem participação, sem comprometimento, sem motivação e, claro, sem criatividade. Você não está com a alma naquela tarefa.

Mas se você participa do processo decisório – por isso eu sou a favor de gestão participativa nas empresas – você se compromete, se motiva e pode abrir espaço para a criatividade surgir.

Para você participar ativamente, significa você poder falar o que você sente e dizer as coisas nas quais acredita sem medo de ser “marcado” na empresa.

E você só consegue fazer isso se você e sua empresa compartilharem uma mesma base de valores em comum.

Por isso, uma das primeiras coisas que eu construo com os meus mentorados do Mudando o Jogo S.A., meu processo de mentoria executiva, é a Carta de Valores da empresa, sempre com a participação dos funcionários. Em resumo, é listar o que vale para a empresa.

E você?

Sabe quais são os seus valores? Sabe quais são os valores de sua empresa? Eles combinam entre si?

Ter a consciência desses conceitos não leva apenas à criatividade, mas também é um bom caminho andado para ser feliz no trabalho.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.