Pós-crise: como preparar o meu negócio para esse momento?

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A pandemia ocasionada pela Covid-19 impactou significativamente a rotina das empresas. Muitas delas tiveram que se reinventar, como adotar o sistema delivery e até mesmo criar perfis em redes sociais para manter os consumidores informados, em relação às suas ações estratégicas para enfrentar essa situação.

Tanto isso é verdade que, de acordo com a e-commerce Brasil, portal dedicado a notícias sobre o mercado eletrônico, o mercado digital obteve um crescimento de 100% nos três primeiros meses da pandemia, ou seja, janeiro, fevereiro e março. Isso é um reflexo direto da mudança de comportamento, tanto das empresas como dos consumidores.

No entanto, já existem indicadores que apontam que a pandemia está controlada. As medidas de restrições ajudaram nisso. Diante disso, como preparar o negócio para o momento pós-crise?

Caso carregue estaa dúvida, continue a leitura. Aqui, reunimos algumas dicas.

Reforce as medidas de segurança

A maioria dos estados e municípios do Brasil já lançou um plano de retomada da economia, que se dará de maneira gradual, conforme o achatamento da curva de contágio. Quanto mais a curva foi achatada, melhor será para a retomada da economia e, consequentemente, para as empresas.

Diante disso, é fundamental que reforce as medidas de segurança do seu estabelecimento comercial, com o objetivo de fazer a economia retomar aos poucos, e de garantir que o seu cliente se sinta seguro ao entrar em sua empresa.

Uma forma de reforçar as medidas de segurança do seu negócio após essa crise, que é de escala mundial, como sabemos, é tomando as seguintes iniciativas:

– Reforçando o distanciamento social mínimo entre os seus clientes e funcionários que, conforme as autoridades públicas de saúde, é de 1,5 metro;
– Disponibilizando em seu ambiente soluções como álcool em gel, para que possa ser utilizado tanto pelos seus clientes, como pelos seus funcionários;
– Uso de máscara protetora, para evitar potenciais contágio,s a partir da tosse;
– Uso de cancela ou equipamento tecnológico que evite a entrada de muitas pessoas em um ambiente. É uma tecnologia que controla o acesso das pessoas em uma determinada empresa, colaborando para a preservação do distanciamento social.

Além disso, garante a fluidez do ambiente, fazendo as pessoas transitarem por ele, sem que bata umas nas outras, o que é super desconfortável, cumpre destacar.

Invista em uma tecnologia de gestão

Para garantir que a sua empresa se sobressaía em relação à concorrência após a crise, é essencial que invista em uma tecnologia de gestão, que possibilite a otimização de suas operações ou processos.

Uma tecnologia de gestão, como uma ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), é capaz de garantir diversos benefícios para o seu negócio, como:

– Aumento da eficiência, pois a maioria dos processos pode ser automatizados, evitando, assim, erros que geram ineficiência;
– Aumento da produtividade, posto que a tecnologia torna os processos mais ágeis, de modo a fazer com que a organização alcance seus objetivos de maneira mais rápida;
– Redução de custos, devido à automatização dos processos, o que possibilita que a empresa reduza seu quadro de colaboradores.

A redução de custo merece ênfase após a crise. Por causa da pandemia, é fato que muitas empresas mantiveram suas portas fechadas, tendo prejuízo.

Assim, para que o processo de retomada do negócio ocorra de maneira eficiente, produtiva e econômica, contar com uma tecnologia de gestão pode ser fundamental.

A tecnologia de gestão permite que administre o seu negócio a partir de um só ambiente. Além disso, agiliza o processo de decisão e faz com que essa operação ocorra de maneira mais assertiva.

Crie perfis em redes sociais, se ainda não fez isso

Muitas empresas criaram perfis em redes sociais para manter as suas operações de vendas funcionando tranquilamente. Isso, de certo modo, foi fundamental para que mantivessem sua receita, sobrevivendo mesmo em meio à crise.

Então, se ainda não conta com perfis em redes sociais, é essencial que faça isso o mais breve possível, por diversas questões.

Entre elas, a primeira é que, ao contar com redes sociais, você pode informar aos seus clientes as medidas que a sua empresa está tomando para garantir a retomada do negócio, por exemplo, as ações que adotou para garantir a segurança dos seus clientes e funcionários.

Além disso, poderá divulgar seus produtos e serviços, bem como criar promoções ou ofertas capazes de chamar a atenção do consumidor.

Neste momento, é ideal que estude a concorrência para saber o que ela está fazendo nesse momento de retomada da economia, para que, com base nisso, monte ações mais estratégicas, que sejam capazes de fazer com que a sua empresa se diferencie.

No entanto, caso a sua empresa já tenha perfis em redes sociais, monte um plano de ação de Marketing Digital, com o objetivo de fazer o seu negócio não somente fidelizar os clientes já conquistados, mas que ser capaz de alcançar outros.

Invista em uma recepção calorosa

Por fim, como última dica, invista em uma recepção calorosa, que seja capaz de encantar o cliente e de fazer com que sinta vontade de ter a sua empresa como uma aliada.

A crise ocasionada pela Covid-19 foi difícil para a maioria das pessoas, bem como para as empresas. Desse modo, investir numa recepção calorosa ou numa abertura do negócio pode fazer com que sentimentos de esperança e de satisfação passem a ocupar o coração dos seus clientes.

Além disso, você pode usar a recepção calorosa como uma estratégia de Marketing para atrair até mesmo aqueles consumidores que ainda não são clientes do seu negócio.

Assim sendo, não poupe esforços nem dinheiro para montar uma recepção incrível, que transmita um pouco do que o seu negócio espera para o futuro.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A partir dele, tentamos fornecer algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a reabrir de maneira mais eficiente, produtiva e econômica.

Para ler outros textos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado? Nele estamos sempre publicando posts que podem enriquecer mais seus conhecimentos, bem como facilitar o processo de crescimento do seu negócio.

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