Em um mercado cada vez mais acirrado, é natural que empresas precisem captar recursos para investir na operação e garantir um crescimento saudável.
Em certos casos, private equity pode ser uma solução: gestores e empresários recebem acesso aos recursos de fundos de investimento especializados e podem assim financiar a expansão e, até mesmo, a internacionalização de seus negócios.
Junto aos recursos, o private equity fornece o apoio de profissionais com ampla experiência no mercado, um benefício que tende a otimizar a administração de uma companhia.
Você gostaria de aprender mais a respeito do private equity? Leia o artigo e descubra o que fazer para ter acesso a esse tipo de investimento!
Afinal, o que é private equity?
De um modo simples e resumido, podemos descrever o private equity como o tipo de investimento em que fundos especializados compram participação em empresas de capital fechado, que, por uma combinação de fatores estratégicos, apresentam-se como uma boa oportunidade.
O objetivo é otimizar a gestão da companhia adquirida e, no momento ideal, buscar alternativas de venda da participação, como tornar a empresa aberta e disponibilizar suas ações na Bolsa de Valores.
Um dos pontos mais interessantes dessa linha de investimentos é que, ao contar com ela, o empresário recebe o apoio de gestores altamente especializados, que passam a fazer parte da administração da companhia, muitas vezes, assumindo seu completo controle.
O que esse tipo de investimento busca?
Um fundo de private equity lucra quando vende a participação da empresa, uma vez que seus investimentos e contribuições na gestão levaram a compania para um patamar mais elevado. Para que essa tarefa seja bem-sucedida, alguns fatores se fazem necessários.
Porte da empresa
Quando uma empresa conta com espaço para crescer, conquistando uma parcela maior no mercado, suas ações costumam se valorizar de acordo com esse crescimento. Por essa razão, fundos de private equity costumam buscar por empresas de médio porte.
Apenas o tamanho da companhia, porém, não é um indicador claro de desempenho. Outros fatores, como uma gestão eficiente e práticas e tecnologias inovadoras, tendem a representar um grande diferencial.
Interesse em abrir a empresa
Dado que uma das saídas comuns para os fundos de Private Equity é momento em que as ações da companhia são disponibilizadas na Bolsa de Valores, a possibilidade de abertura de capital tem que estar alinhada com os fundadores. Empresas cujos proprietários não desejam ir a mercado podem ficar de fora do radar dos fundos.
Possibilidade de compartilhamento do controle
Por fim, é válido ressaltar que fundos de private equity interferem diretamente na administração da empresa. Esse cuidado se faz necessário para otimizar suas técnicas de gestão e para eliminar a centralização, um fator que não combina com uma empresa de capital aberto.
Nesse contexto, empresas em que os proprietários estão abertos a esse controle e decidem se aprimorar, com as inovações trazidas pelo fundo, costumam ser as procuradas por esse perfil de investidor.
Como ter acesso a um private equity?
Se levarmos em consideração os benefícios do investimento de um fundo de private equity, é fácil perceber que muitas companhias estão interessadas nele. Por essa razão, para se destacar nesse processo, uma empresa precisa tomar alguns cuidados indispensáveis.
Em primeiro lugar, o time de gestão precisa fazer uma análise completa do negócio, identificando seus principais pontos fortes e fracos. Por meio desse resultado, os gestores precisam aplicar práticas eficientes de administração, o que, obviamente, é bem avaliado por fundos.
Além disso, a empresa precisa ser capaz de demonstrar tanto seu potencial de crescimento quanto o engajamento de seus proprietários em seguir as práticas de administração adotadas pelo time de especialistas do fundo de private equity.
Para que uma companhia seja capaz de receber esse tipo de investimento, ela precisa mostrar seu valor aos investidores interessados. Uma série de práticas pode ajudar nesse momento — dentre elas, a implementação de um conselho de administração tende a ser uma das eficientes.
Agora que você sabe como funciona o private equity e o que esse perfil de investidor busca em uma empresa, leia nosso outro artigo, descubra mais a respeito dos conselhos de administração e entenda por que eles são tão relevantes no sucesso de uma empresa!