Por que minha empresa ainda não foi comprada?

Quero Vender Minha Empresa
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Este artigo está conectado a um dos episódios do meu podcast chamado Conselho de Gigantes, e ambos fazem parte de uma estratégia de compartilhamento de conteúdo que tem como principal objetivo de proporcionar conhecimento, solução de problemas e questões práticas do dia a dia de empresários e empresárias de pequenas e médias empresas. 

Você pode ouvir este podcast pelo Spotify clicando aqui, ou pode ler o artigo completo logo abaixo – escolha o que for de sua preferência! 

Por que minha empresa não foi comprada?

Por: Gustavo Succi

Como empresário e conselheiro, eu recebo algumas perguntas clássicas com bastante frequência. E uma delas é: por que minha empresa ainda não foi comprada?

Por que o fulano conseguiu vender a empresa dele e eu não consigo vender a minha? Por que o beltrano recebe tantas propostas e minha empresa não recebe nenhuma? 

Mas para responder a essa pergunta, eu tenho uma outro questionamento para provocar: a sua empresa está pronta para ser vendida?

Neste momento, talvez você me diga que ainda não pensa em vender sua empresa e que nunca se fez nenhum desses questionamentos que eu exemplifiquei acima, mas algo muito importante para você levar para seu cotidiano: a sua empresa precisa estar sempre pronta para ser vendida.

Geralmente, os empresários que oriento nos Conselhos de Administração do qual faço parte se assustam com essa informação. Mas não devem. E você também não.

Neste artigo, eu vou explicar os possíveis motivos de sua empresa ainda não ter sido comprada, e por que você tem o dever de mantê-la pronta para isso mesmo que ainda não queira se desligar dela.

Um combo de questionamentos

Vou te apresentar várias provocações que vão mostrar por que e como manter sua empresa sempre pronta para ser vendida. E a primeira é…

Por que preciso preparar minha empresa para ser vendida?

Uma empresa pronta para ser vendida, por uma boa negociação, é uma empresa que está funcionando bem. É uma empresa que tem processos eficazes, informações claras e cultura estabelecida. 

Se sua empresa não tem nada disso, você nunca conseguirá um bom negócio ao tentar vendê-la. E se você ainda não quiser vendê-la, e ainda assim não estabelecer todos esses tópicos, ela não é um bom negócio nem mesmo para você. 

O que faz a diferença no momento de negociação de uma empresa e de avaliação se a mesma está pronta ou não para a venda é: 

  1. A capacidade da empresa de gerar receita

Essa capacidade é evidenciada através do índice Ebitda (sigla para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization), por exemplo. Esse índice é algo que você tem que ter na ponta da língua o tempo todo, bem como o DRE (demonstração do resultado do exercício).  

Se você não tem esse tipo de informação ao seu alcance, qualquer pessoa que venha a avaliar sua empresa vai depreciá-la simplesmente por ausência de informações financeiras básicas.

Não apenas isso, saber a capacidade de geração de caixa do seu negócio é saber quanto sobra para investir, quanto sobra para você, quanto sobra para novos investimentos… É a base de tudo. 

  1. A capacidade de aumentar a geração de receita

Analisar a cultura, os processos e a organização da empresa é o que garante a perenidade do seu negócio, seja para você mesmo(a), seja para um possível novo dono. 

cultura da empresa é o que estabelece a possibilidade de ela funcionar mesmo sem você, o dono.

Isso é importante no processo de preparar sua empresa pronta para ser vendida, pois se ela não funcionar bem sem você, o valor da negociação vai diminuir em grande escala

Analise se sua empresa tem uma cultura estabelecida procurando pelos quatro tópicos a seguir: 

  1. Propósito
  2. Crenças
  3. Rituais
  4. Valores

Fato: a cultura de uma empresa sempre existe, mesmo que você não crie uma – pois se trata de uma organização formada por pessoas com propósitos, crenças, rituais e valores próprios. 

Porém, se você não estabelecer a cultura por conta própria, a empresa vai trilhar um caminho que você não sabe de onde vem nem para onde vai. É melhor que a cultura seja estabelecida por quem mais se importa com o funcionamento da empresa: você. 

Com todas essas informações, volto com o questionamento:

Sua empresa está pronta para ser vendida?  

Ativar todas essas análises, questionamentos e reflexões significa fazer sua empresa gerar lucro, alcançar o sucesso e conquistar novos patamares

E isso é ótimo para você, mesmo que ainda não pense em vendê-la.

Bora mudar o jogo!

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.