Quais são os tipos de investidores e qual é o ideal para sua empresa?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

1. Introdução

Encontrou oportunidades de investimento para expandir sua empresa e precisa de recursos extras? Há diversos tipos de investidores que podem te ajudar — dos tradicionais Bancos até os novos modelos de Crédito P2P.

Entenda como funcionam e escolha a melhor opção para seus objetivos.

2. Banco

Os bancos são as opções mais tradicionais, porém apresentam algumas desvantagens:

  • o processo de requerimento de empréstimos e financiamentos pode ser bem burocrático, demandando dezenas de documentos e várias idas ao banco;
  • a análise de risco é bem rígida, então, empresas iniciantes podem ter seus pedidos recusados ou concedidos com juros muito altos;
  • o Custo Efetivo Total é muito elevado, pois, para manterem uma infraestrutura física complexa, os bancos cobram juros e taxas elevados.

Por essa razão, são indicados para empresas grandes e consolidadas – bancos fazem mais concessões para não perder clientes com carteiras milionárias.

3. Credor P2P

O crédito ponta a ponta busca eliminar a necessidade de uma instituição bancária para a concessão de empréstimo empresarial.

Para isso, startups de tecnologia financeira (Fintechs) desenvolvem uma plataforma virtual para negócios e investidores:

  • em uma ponta, sua empresa pode divulgar os projetos e requisitar empréstimos;
  • na outra, estão pessoas físicas e jurídicas interessadas em fazer o dinheiro render acima dos investimentos tradicionais de renda fixa.

Elas elegem na plataforma uma empresa para investir e fazem uma proposta de empréstimo com taxas de juros muito inferiores às bancárias. Como é um empréstimo, não é preciso comprometer parte da participação na empresa e nem dos lucros.

Vale lembrar que este modelo financeiro é recente e, por isso, existem poucos players no mercado brasileiro.

4. Capitalistas de risco

Você já assistiu a programas de empreendedorismo, como o Shark Tank? Na maioria das propostas, os investidores do programa se comportam como capitalistas de risco.

Essa modalidade funciona da seguinte forma:

  • você procura uma corretora financeira que conecta você a um investidor;
  • o investidor oferece a compra de uma parcela da participação acionária da sua empresa;
  • você pode negociar os valores e chegar a um acordo vantajoso para os dois;
  • além do empréstimo, o capitalista de risco frequentemente participa ativamente da gestão e da administração da empresa, oferecendo toda a sua experiência de mercado;

É ideal para empresas que não buscam apenas dinheiro, mas também suporte. Como o sucesso do investimento depende da performance da empresa, os capitalistas de risco participam ativamente das decisões mais importantes.

Lembre-se: barreiras devem ser estabelecidas para que a relação não comprometa a autonomia do empreendedor.

5. Investidor-anjo

Os investidores anjos são pessoas físicas ou grupos que investem em startups em fase de planejamento ou no início das operações. Normalmente, têm experiência profissional e muito conhecimento na área em que estão investindo.

Assim, além de capital, eles também oferecem orientações sobre o mercado em que você está se inserindo.

Eles podem participar das decisões, mas não intervêm tanto quanto os capitalistas de risco. Na maioria das vezes, não influenciam diretamente a gestão e a administração, dando mais autonomia.

Além dos lucros, eles se motivam por incentivar a inovação em áreas nas quais têm interesse e compartilham a rede de relacionamentos. São verdadeiros padrinhos do negócio.

A contrapartida pode ser uma parcela da participação na empresa, uma porcentagem fixa dos dividendos ou a devolução do capital com juros. Podem ser encontrados em corretoras de investimento, em instituições bancárias e em plataformas online.

6. Investidor pessoal

Investidores pessoais são aquelas pessoas próximas a você que investem na sua empresa por acreditarem na sua determinação e na sua ideia. Podem ser amigos, familiares, cônjuges ou colegas.

No entanto, eles não podem cobrar juros, visto que é proibido o empréstimo pessoal com acréscimo além da correção monetária. Para compensar a limitação, podem entrar como sócios.

A grande desvantagem é a confusão entre relações profissionais e pessoais. Caso algo dê errado, o vínculo afetivo pode se perder.

7. Conclusão

É necessário que você tenha muito claro quanto precisa, onde quer chegar e quais investidores podem trazer mais valor ao seu negócio antes mesmo de buscar alternativas.

Nós do Conselho Mudando o Jogo discutimos alternativas de funding para as empresas do programa diariamente. Os Anos de experiência dos nossos conselheiros – como investidores e investidos – fazem toda a diferença e levam os empresários às melhores decisões.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Como podemos ajudar a sua empresa a crescer

Conselho Mudando o Jogo

Criamos grupos de Conselho de Administração para compartilhar e discutir em alto nível os desafios de gestão estratégica e te ajudar a tomar as decisões que vão levar sua empresa para o próximo nível! Você pode entrar para uma das turmas ou criamos um conselho só para a sua empresa.

Mentoria Mudando o Jogo

Provavelmente você tem uma estrutura, no seu negócio, com um potencial de gerar resultados muito maiores do que você está atingindo atualmente. Não precisa ser assim, estruturamos uma metodologia própria para otimizar a sua gestão e alavancar o resultado do seu negócio.

Painel CMJ

Convidamos empreendedores do mais alto nível para debater com os Conselheiros do Mudando o Jogo as questões mais atuais sobre gestão empresarial.  Experiências e Know-how que podem acelerar o desenvolvimento da sua empresa.
Podcast

Mudando o jogo

Conversa de empresário! 

No Podcast Mudando o Jogo trazemos discussões relevantes que estão acontecendo em nossas reuniões de Conselho.

Podcast Mudando o Jogo

Gustavo Succi & Luciano Garcia

Canal CMJ no Youtube

Conversas estratégicas entre quem coloca a mão na massa e faz acontecer.

Assista discussões entre convidados e Conselheiros sobre o dia-a-dia das empresas e as estratégias que estão gerando resultado.

Além disso, os inscritos no canal recebem o convite para o Painel CMJ e são lembrados assim que ele começa!

Receba um contato personalizado do nosso time

Preenchendo o formulário abaixo nosso time vai avaliar a sua aplicação e entrar em contato para entender seus desafios e o nível de complexidade da sua empresa. 

Nossa análise é detalhada para que cada empresário que participa de uma das turmas do Conselho Mudando o Jogo faça parte de um grupo em que ele recebe muito, mas também contribui para o desenvolvimento dos outros empresários. 

A partir desse entendimento, vamos identificar qual turma do CMJ seria mais interessante para você, para o negócio dos outros membros e daremos início a sua preparação e boas vindas a turma: 

*Informações obrigatórias.