1. Introdução
Encontrou oportunidades de investimento para expandir sua empresa e precisa de recursos extras? Há diversos tipos de investidores que podem te ajudar — dos tradicionais Bancos até os novos modelos de Crédito P2P.
Entenda como funcionam e escolha a melhor opção para seus objetivos.
2. Banco
Os bancos são as opções mais tradicionais, porém apresentam algumas desvantagens:
- o processo de requerimento de empréstimos e financiamentos pode ser bem burocrático, demandando dezenas de documentos e várias idas ao banco;
- a análise de risco é bem rígida, então, empresas iniciantes podem ter seus pedidos recusados ou concedidos com juros muito altos;
- o Custo Efetivo Total é muito elevado, pois, para manterem uma infraestrutura física complexa, os bancos cobram juros e taxas elevados.
Por essa razão, são indicados para empresas grandes e consolidadas – bancos fazem mais concessões para não perder clientes com carteiras milionárias.
3. Credor P2P
O crédito ponta a ponta busca eliminar a necessidade de uma instituição bancária para a concessão de empréstimo empresarial.
Para isso, startups de tecnologia financeira (Fintechs) desenvolvem uma plataforma virtual para negócios e investidores:
- em uma ponta, sua empresa pode divulgar os projetos e requisitar empréstimos;
- na outra, estão pessoas físicas e jurídicas interessadas em fazer o dinheiro render acima dos investimentos tradicionais de renda fixa.
Elas elegem na plataforma uma empresa para investir e fazem uma proposta de empréstimo com taxas de juros muito inferiores às bancárias. Como é um empréstimo, não é preciso comprometer parte da participação na empresa e nem dos lucros.
Vale lembrar que este modelo financeiro é recente e, por isso, existem poucos players no mercado brasileiro.
4. Capitalistas de risco
Você já assistiu a programas de empreendedorismo, como o Shark Tank? Na maioria das propostas, os investidores do programa se comportam como capitalistas de risco.
Essa modalidade funciona da seguinte forma:
- você procura uma corretora financeira que conecta você a um investidor;
- o investidor oferece a compra de uma parcela da participação acionária da sua empresa;
- você pode negociar os valores e chegar a um acordo vantajoso para os dois;
- além do empréstimo, o capitalista de risco frequentemente participa ativamente da gestão e da administração da empresa, oferecendo toda a sua experiência de mercado;
É ideal para empresas que não buscam apenas dinheiro, mas também suporte. Como o sucesso do investimento depende da performance da empresa, os capitalistas de risco participam ativamente das decisões mais importantes.
Lembre-se: barreiras devem ser estabelecidas para que a relação não comprometa a autonomia do empreendedor.
5. Investidor-anjo
Os investidores anjos são pessoas físicas ou grupos que investem em startups em fase de planejamento ou no início das operações. Normalmente, têm experiência profissional e muito conhecimento na área em que estão investindo.
Assim, além de capital, eles também oferecem orientações sobre o mercado em que você está se inserindo.
Eles podem participar das decisões, mas não intervêm tanto quanto os capitalistas de risco. Na maioria das vezes, não influenciam diretamente a gestão e a administração, dando mais autonomia.
Além dos lucros, eles se motivam por incentivar a inovação em áreas nas quais têm interesse e compartilham a rede de relacionamentos. São verdadeiros padrinhos do negócio.
A contrapartida pode ser uma parcela da participação na empresa, uma porcentagem fixa dos dividendos ou a devolução do capital com juros. Podem ser encontrados em corretoras de investimento, em instituições bancárias e em plataformas online.
6. Investidor pessoal
Investidores pessoais são aquelas pessoas próximas a você que investem na sua empresa por acreditarem na sua determinação e na sua ideia. Podem ser amigos, familiares, cônjuges ou colegas.
No entanto, eles não podem cobrar juros, visto que é proibido o empréstimo pessoal com acréscimo além da correção monetária. Para compensar a limitação, podem entrar como sócios.
A grande desvantagem é a confusão entre relações profissionais e pessoais. Caso algo dê errado, o vínculo afetivo pode se perder.
7. Conclusão
É necessário que você tenha muito claro quanto precisa, onde quer chegar e quais investidores podem trazer mais valor ao seu negócio antes mesmo de buscar alternativas.
Nós do Conselho Mudando o Jogo discutimos alternativas de funding para as empresas do programa diariamente. Os Anos de experiência dos nossos conselheiros – como investidores e investidos – fazem toda a diferença e levam os empresários às melhores decisões.